Mais de 5o anos
de amor à Cardiologia

História Hereditária das Dislipidemias

Dr. Vinício Bertolami, Dr. Marcelo Bertolami e Dra. Adriana Bertolami

TRÊS GERAÇÕES  – livro publicado pela editora Ominifarma,  conta a história de 3 gerações de cardiologistas na dislipidemia em 3 fascículos retratando a experiência de cada geração da Família Bertolami.

Dr. Marcelo Chiara Bertolami  foi presidente de Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e participa como conselheiro da sociedade. Iniciou sua carreira no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) em 1976 e hoje é diretor científico.  É um dos principais Speakers no mundo da Cardiologia, participando em palestras como importante formador de opinião da área. Teve na figura de seu pai, Dr. Vinício Bertolami, como exemplo, mestre, mentor e incentivador nas diferentes etapas de sua carreira intimamente ligada à do Instituto de Cardiologia, uma vez que Dr. Vinício incorporou-se ao Corpo Clínico alguns anos após sua inauguração.

Sua filha Dra. Adriana Bertolami  é diretora no Departamento de Aterosclerose da SBC e atua no Departamento de Dislipidemia e como Chefe do Departamento de Sono do Instituto Dante Pazzanese.  Hoje com doutorado em Cardiologia e área de atuação em dislipidemias e distúrbios do sono, destaca-se com artigos em revistas internacionais conceituadas no meio científico e como palestrante em sociedades médicas.

Conheça mais sobre apneia obstrutiva do sono

Pensarmos na qualidade do sono é importantissimo, ponto fundamental para evitar agravamento nos fatores de risco para doenças no coração. Uma doença frequente, que as pessoas se acostumam e pode ter sérios sintomas, tais como perda de consciência dirigindo, baixa concentração, perda de memória e muitos outros.

Conheça mais sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares

Um dos mais importantes e mais difundidos é o colesterol. É uma doença silenciosa que pode levar ao infarto ou derrame.